“Para grandes resultados você não precisa trabalhar muito, você só precisa trabalhar certo”.
Quais têm sido suas metas esse ano? Você tem seguido um planejamento? Tem monitorado o seu progresso?
Recentemente um de meus liderados compartilhou algumas de suas frustrações. Ele havia feito tudo o que lhe compartilhamos em termos de planejamento, ações, prazos, mas não estava vendo progressos apesar de suas ações.
Fiz algumas perguntas e constatei duas coisas interessantes:
Primeiro, é que ele estava realmente dedicado ao planejamento. O problema não era falta de esforço.
Segundo, é que ele não foi muito feliz no planejamento. O caminho que ele estava seguindo além de mais trabalhoso, não seria o suficiente para fazê-lo alcançar os seus objetivos. Ele não estava trabalhando certo!
É um erro muito comum às pessoas pensarem que planejar é apenas colocar num papel de forma sistemática e progressiva as suas ideias de como chegarem ao lugar desejado. Isso sempre deixa de forma elementos fundamentais para um planejamento eficaz.
O próprio Senhor Jesus fez esse alerta em Lucas 14:28,29 – “Pois qual de vocês que pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para concluir a obra? Para que não aconteça que, tendo lançado os alicerces e não podendo terminar a construção, todos os que virem zombem dele.”
Está claro nesse alerta o grande prejuízo que resulta um mau planejamento: recursos perdidos; obra inacabada e muitas frustrações!
Meu liderado sabia aonde queria chegar, mais não havia calculado com eficiência. Às vezes, precisamos da experiência de outras pessoas para conseguir fazer esse calculo de forma mais assertiva. Ele estava trabalhando muito, mais de forma errada!
Depois de um novo processo ele procurou algumas pessoas da área, fez alguns ajustes e em pouco tempo esteva trabalhando menos e acertando mais!
Quem sabe esse não seja um de seus obstáculos? Procure uma pessoa com conhecimento da área que você precisa atuar e peça para ela avaliar o seu planejamento antes de coloca-lo em ação. Isso poderá evitar muitas frustrações!
Que Deus abençoe seus planos, não desista! Se tiver alguma dúvida, mande uma mensagem e teremos um imenso prazer em responder!
Eraldo Gueiros