top of page

Perdi a Motivação. E agora?


Tenho ouvido muitas pessoas chegarem em meu coachingtório dizendo que não conseguem se sentir motivadas a correr atrás de seus sonhos e metas, ou mesmo mudanças que precisam fazer. É gente cansada e desanimada por muitas tentativas sem sucesso.

Será esse o seu caso? Você tem conseguido vencer seus obstáculos? Como está a sua motivação?

Esse é o tema que muitos leitores do nosso site e até clientes que temos atendido virtualmente tem sugerido para tratarmos aqui. Então hoje vamos falar de Motivação!

A julgar pela minha experiência de atendimento, especialmente aos clientes mais distantes via Skype, não tenho encontrado pessoas sem motivação! Aliás, não lembro de já ter atendido alguém nesse ponto! Só o fato delas terem me procurado já é uma demonstração de que ainda existe esperança! Sonho! Fé! Vontade de reverter!

O que muitos deles me diagnosticaram como falta de motivação, eu identifiquei apenas como frustração! Eles estavam tristes por não saberem reverter aquela situação! Eles não conseguiam identificar o que estava impedindo o progresso deles. Eles continuavam tentando, mas permaneciam frustrados com os resultados e até chegando a conclusão de que não valeria a pena continuar tentando.

Será que você está nesse nível também?

As frustrações muitas vezes tem origem na criação, um ambiente opressor no qual vivemos em nosso passado, que nos encheu de palavras negativas e nenhuma expectativa de estimulo positivo. Imagine alguém que cresceu ouvindo que não ia dar nada pra vida? Poderíamos citar diferentes tipos de exemplos que certamente geram pensamentos sabotadores que fragilizam nossa autoconfiança.

As frustrações surgem muitas vezes por desconhecimento de suas potencialidades. Eu fico impressionado com o auto desconhecimento que as pessoas possuem. Nossa tendência natural sempre é focar em nossas fraquezas e não em nossas habilidades. Alguns me dizem: Que habilidades? Como Coach Cristão gosto sempre de lembrar aos meus coachees ou liderados o exemplo de Davi e Golias. O fator diferencial de Davi e o exércitos de Israel é que todo focaram nas suas fraquezas frente as forças de Golias. Davi focou nas suas habilidades não se importando com as forças de Golias. Ele focou naquilo que poderia ser as fraquezas de seu adversário. Certamente que a Fé de Davi em Seu Deus o habilitou a pensar dessa forma! Eu uso uma sessão inteira somente para levar meus clientes a descobrirem suas forças. Eles ficam impressionados.

As frustrações muitas vezes são frutos de decepções. Aqui nós encontramos um grande sabotador! Porque uma decepção, ou perda, ou fracasso percebida apenas na ótica do insucesso nos leva a ter medo, receio ou insegurança de tentar de novo ou arriscar algo novo! Ensino aos meus coachees e liderados a olharem cada desafio como sendo um obstáculo que possui X possibilidades de ser vencido. Se você tentou a primeira e não deu certo, não houve fracasso e sim progresso. Você está mais perto de vencer porque agora só restam X-1 possibilidades. Continue tentando!

Mas sem sombra de dúvidas, essas frustrações muitas também revelam uma falta de confiança em Deus! Quando mostro isso a eles, alguns dizem: Mais eu acredito! Mas a sua prática de vida mostra outra coisa. Quando acreditamos firmemente no amor e no cuidado de Deus em nossas vidas, qualquer situação que venhamos a passar, boa ou ruim, esperada ou súbita, nos lembraremos que Deus só permite o melhor! Eu posso não entender a causa ou os motivos pelos quais estou passando, mas eu sairei deles melhor do que entrei porque eu confio que Deus sempre cuida de mim! Eu realmente desejo que você recupere sua confiança em Deus porque ela será o segredo do seu sucesso e a força que precisa para superar seus obstáculos!

Isso me faz lembrar de uma dos maiores profetas coaching do Velho Testamento chamado Jeremias. Eu sou fã dele! O capitulo 3 do seu livro de Lamentações é fantástico. Ele começa descrevendo com exatidão talvez o que você esteja sentindo hoje em relação as suas frustrações. Quando alguém entra no meu coachingtório se dizendo desmotivado e eu peço que leia Lamentações 3, eles dizem pra mim: É assim mesmo que estou me sentindo!

Jeremias não é um profeta derrotista. Ele apenas abre seu coração e desabafa o que está sentindo! Porém no verso 21 ele começa a nos ensinar como vencer o desanimo das frustrações e dar a volta por cima. Jeremias nos dirá o segredo para trazer a motivação correta de volta para a nossa vida! Ele diz: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança!” Isso é Coaching Cristão na veia!

Ele não nega as dificuldades que está passando nem os obstáculos que tem pela frente, porém ele muda a sua perspectiva. Ele para de focar nos problemas! Ele para de curtir as perdas e foca naquilo que pode lhe dar esperança! Quem não muda a forma de pensar não conseguirá mudar a forma de agir! Nossas ações refletem nossas crenças. Quem tenta mudar de atitude sem mudar os pensamentos, logo irá desistir de novo. A perseverança é alimentada por pensamentos positivos cheios de fé!

Espero que nesse momento você esteja se perguntando: O que Jeremias trouxe a memória que lhe deu esperança? Ele lembrou de 5 princípios motivadores importantíssimos:

1- Verso 22- “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.” Deus só tem o melhor para nós. Deus nunca desiste de nós. Em qualquer situação a forma de Deus agir conosco é sempre misericordiosa! Então pare de lamentar acontecimentos que você ainda não entende!

2- Verso 23- “Elas se renovam a cada manhã.” Todos os dias Deus está agindo em nosso favor, nos livrando de situações destrutivas, permitindo outras pedagógicas e sempre nos dando muitas oportunidades.

3- Verso 28- “Que ele se assente solitário e fique em silêncio, porque esse jugo Deus pôs sobre ele.” Antes de reclamar, de desistir, de pensar o pior ou mesmo de tomar decisões precipitadas, pare para refletir! Analise o que você deve aprender daquela situação. Tente enxergar o lado bom daquela situação que parece trágica.

4- Verso 30- “Dê a face ao que fere e suporte as afrontas.” Perceba e reconheça seus erros. Muito do que colhemos nós mesmos plantamos. E se não começarmos a plantar diferente continuaremos colhendo a mesma coisa! Corrija e aperfeiçoe sua vida e suas ações.

5- Verso 40 – “Examinemos bem nossos caminhos e voltemos para o Senhor.” Quem anda sozinho pode até andar mais rápido, mas não chega muito longe! Eu e você precisamos da ajuda de Deus para melhorar muitas áreas de nossas vidas que não conseguimos mudar sozinhos. Examine seu caminho e deixe Deus lhe ajudar a viver os sonhos dEle para sua vida! Na companhia de Deus você certamente chegará mais longe!

Oro sinceramente que a experiência de Jeremias ajude você a trazer a memória o que pode trazer de volta a sua motivação, ajudando-o a mudar o que precisa ser mudado e a perseverar com fé contra todos os seus obstáculos que você ainda tem pela frente. Se essa mensagem ajudou você deixe aqui seus comentários ou sugestões de outros temas. Se desejar uma sessão de coaching cristão virtual, entre em contato conosco: coachingcristao@hotmail.com.

Até a próxima reflexão!

bottom of page