SLXLM
No passado o Coaching era uma atividade restrita aos esportes, em que os atletas eram instruídos com a finalidade de melhorarem o seu desempenho.
Entretanto, o conceito foi introduzido no contexto organizacional e, atualmente, apresenta-se como um elemento diferencial para o sucesso de muitas organizações. Através da aplicação do Coaching seus profissionais passaram a desempenhar de forma mais eficaz as suas funções.
Hoje mais do que nunca, assiste-se a uma preocupação crescente em identificar as necessidades de formação de cada indivíduo, de modo a permitir o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do seu desempenho dentro da organização.
Assim, quando se fala de Coaching estamos falando de melhoria de desempenho uma vez que ele é um processo contínuo de aprendizagem e um direcionamento de cada indivíduo de acordo com as suas competências e aptidões. Deste modo, este processo tem como objetivo melhorar a eficácia das funções desempenhadas na organização, podendo a sua abordagem ser de carácter formal ou informal.
Gosto sempre de lembrar o exemplo de Paulo em Atos 9:15-16, destacando a expressão usada pelo Senhor a Ananias: “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” Paulo apesar de ser um homem com grande conhecimento e de várias aptidões, seria submetido a um novo processo de aprendizagem e requalificação para que o Senhor pudesse usa-lo como um instrumento de sua missão!
O método de funcionamento do Coaching Cristão baseia-se, essencialmente, em reconhecer a condição mais adequada que permita maximizar o desempenho do indivíduo na execução da sua tarefa e perceber a forma de estimular e apoiar a sua aprendizagem, utilizando-se das ferramentas do Coaching e do respaldo bíblico!
Os benefícios que se alcança nesse processo serão substanciais, pois a origem da vantagem competitiva no contexto organizacional e na própria vida pessoal, surgem a partir da capacidade de aprendizagem que cada organização e individuo possuem.
O Coach tem como objetivo central em relação ao seu Coachee, atingir a excelência de resultados, tanto no contexto pessoal como também no contexto organizacional. Para isso o processo oferece 3 características:
• Uma aprendizagem focalizada;
• Uma orientação para os resultados;
• Um aperfeiçoamento das competências, atitudes e aptidões.
Todo o processo de Coaching Cristão é elaborado de forma individual, intencional e planejada, com um foco fundamentalmente bíblico, sendo desenvolvidas tarefas, devidamente auxiliadas e acompanhadas de frequentes estímulos, fomentando assim a autoconfiança, para que seja atingida a referida excelência de resultados.
Se você deseja saber mais sobre o Coaching Cristão e como você pode usar essas ferramentas para potencializar sua vida e ministério, entre em contato conosco e teremos o imenso prazer em responde-lo:: coachingcristao@hotmail.com